Doenças transmitidas por pombos e como evitá-las

10 de maio de 2018

Conheça as doenças transmitidas por pombos, os principais sintomas e o que fazer para se ver livre delas!

Você conhece todas as doenças transmitidas por pombos?

Aparentemente inofensivas, e até bonitinhas, essas aves também são conhecidas como “ratos com asas”, pela quantidade de doenças perigosas que podem transmitir.

E a maioria das grandes cidades hoje, como Curitiba, enfrentam problemas com a infestação de pombos. Casas, condomínios, lojas, restaurantes, edifícios comerciais: qualquer imóvel pode ser alvo destes animais, que buscam abrigo para construir seus ninhos.

As doenças transmitidas por pombos atingem o homem principalmente através das fezes das aves. Por isso é importante evitar o contato. Quando secas, as fezes podem virar poeira e ser aspiradas pelos pulmões, ampliando o alcance da contaminação.

PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR POMBOS

CRIPTOCOCOSE

Uma das principais doenças transmitidas por pombos urbanos, a criptococose é causada por um fungo presente nas fezes das aves. Quando aspirado pelos pulmões, se espalha pelo organismo e pode evoluir para um caso grave de meningite.

Os principais sintomas são falta de ar, coriza, espirros frequentes, fraqueza e dores pelo corpo.

SALMONELOSE

A bactéria Salmonella também pode ser transmitida pelas fezes dos pombos. Quando vira poeira, ela contamina frutas e vegetais, que se não forem bem lavados transmitem a doença para o homem.

Os principais sintomas da salmonelose são náuseas, vômito, dor de barriga, diarreia e febre baixa.

ENCEFALITES VIRAIS

As encefalites virais, como a do Nilo Ocidental e de São Luis, são transmitidas por mosquitos. Após picar os pombos, eles podem picar os humanos e espalhar a doença.

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre alta e convulsões.

  1. COLI

É uma bactéria que vive no intestino dos humanos, mas que também está presente em grandes quantidades nas fezes dos pombos.

Os principais sintomas são dores abdominais, cansaço, vômito e diarreia.

TOXOPLASMOSE

Geralmente mais associada aos gatos, a toxoplasmose também pode ser transmitida pelas fezes dos pombos.

Os sintomas são semelhantes ao do resfriado, com febre, dor muscular e cansaço. Em grávidas, idosos e crianças pode causar infecção generalizada.

Agora que você já conhece as principais doenças transmitidas por pombos, está na hora de conhecer a Biotrat!

AFASTAMENTO DE POMBOS COM A BIOTRAT

Com eficácia testada e comprovada, a tecnologia Pigeons Out, uma exclusividade BIOTRAT, impede os pombos de pousar no seu imóvel através de um campo eletromagnético que mantém o seu ambiente saudável de forma ecológica e eficiente.

Esse Sistema de Controle de Pombos é a melhor solução para atender suas necessidades, já que pode ser instalado em comércios, residências e indústrias, além de ser capaz de reduzir em até 100% a presença de Pombos do gênero Columba, tudo sem causar danos às aves.

Assista o vídeo:

 

Fontes:

https://www.tuasaude.com/doencas-transmitidas-pelos-pombos/

http://www.biotratsaneamento.com.br/servicos/afastamento-de-pombos/