CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Dicas Biotrat

As melhores dicas para você se proteger de pragas

Curiosidade e Soluções

Dedetização: por que contratar uma equipe especializada

Dedetização é coisa séria. O procedimento exige qualificações e requisitos estruturais e de segurança fundamentais não só para resolver o problema, mas também para garantir que a saúde humana seja preservada durante e, principalmente, depois do processo.

Fazer isso por conta própria não é uma boa ideia. Por isso, neste post, você vai conhecer os motivos pelos quais você deve contratar uma equipe especializada em dedetização para manter sua casa ou empresa livre de pragas e higienizada.

Aproveite também para entender o que é dedetização, quais tipos existem e o que considerar ao contratar uma dedetizadora. Acompanhe!

O que é dedetização?

A palavra dedetização significa o ato de empregar um inseticida com o objetivo de eliminar uma praga. Já o termo dedetizar tem origem na substância química dicloro-difenil-tricloroetano, popularmente conhecida como DDT.

Na Segunda Guerra, o pesticida mantinha os combatentes protegidos de insetos. Depois, nos anos 80, era usado no controle de vetores e pragas urbanas. Porém, devido ao seu alto risco de causar doenças e contaminar o meio ambiente, o produto passou a ser proibido.

No Brasil, a proibição ocorreu em 2009. A única herança que restou de toda essa história foi justamente a expressão “dedetização” – uma derivação livre de DDT –, que passou a ser utilizada para representar o processo de exterminar pragas com produtos químicos.

Qual a diferença entre dedetização e detetização?

Detetização é uma palavra que não existe no dicionário. Trata-se de um erro de grafia que acabou sendo absorvido pela cultura popular e sobreviveu às gerações.

Conforme os estudos evoluíram e os processos foram se desenvolvendo, novos termos também surgiram de acordo com o manejo de cada praga:

  • desinsetização: controle de insetos (formigas, moscas, baratas);
  • desratização: controle de roedores;
  • descupinização: controle de cupins.

Ainda assim, entende-se que essas terminologias são restritas aos profissionais da área. Assim, o termo desinsetização passou a ser empregado por nós, mas, no dia a dia, não há problemas em falar dedetização, já que é o termo mais comum.

No próximo tópico, falamos um pouco mais sobre esses e outros tipos de dedetização.

Quais tipos de dedetização existem?

Para cada praga, há uma abordagem diferente e adequada ao nível da infestação. Normalmente, o problema é percebido pelos moradores de uma residência ou colaboradores de uma empresa, que sentem incômodo e desconforto com a presença incomum e volumosa de formigas, baratas, ratos ou cupins.

Por outro lado, quando a situação foge do controle, é interessante contar com uma equipe especializada em dedetização para realizar uma investigação técnica no ambiente de modo a identificar as pestes e criar um plano com os métodos de controle ideais.

Além de dedetizar, algumas dedetizadoras ainda oferecem serviços de limpeza, sanitização e desinfecção. Confira os principais tipos de dedetização disponíveis no mercado.

Dedetização e desinsetização

Mais conhecida como dedetização, a desinsetização, ou controle de insetos, previne e elimina formigas, moscas e baratas de casas, empresas e outros espaços onde costuma circular um grande número de pessoas, que têm sua saúde colocada em risco pelas pragas.

Descupinização

A descupinização é a técnica voltada ao controle de cupins, que se alimentam de celulose, substância presente com abundância na madeira. Devido à dificuldade de acesso a esses insetos e à sua natureza, o processo de descupinização é diferente da dedetização.

Desratização

O controle de ratos é um procedimento que exige uma inspeção criteriosa no local da infestação para que a dedetizadora possa identificar a espécie dos roedores, que são atraídos por iscas posicionadas em pontos de envenenamento.

Afastamento de pombos

Conhecidos como “ratos que voam”, os pombos são pássaros perigosos que precisam de outro tipo de tratamento. Existe uma tecnologia exclusiva chamada Pigeons Out que usa um campo eletromagnético que impede os pombos de pousarem no imóvel.

Controle integrado de pragas

Quando a situação foge do controle e reúne insetos, cupins, ratos e pombos, é necessário enfrentar a infestação por meio do controle integrado de pragas, técnica que demanda muito mais do que aplicações de venenos e eliminação de vetores e pragas.

Sanitização de ambientes

Como mencionamos, algumas empresas também oferecem serviços voltados à higienização de espaços. O objetivo da sanitização é combater a transmissão de vírus e bactérias, eliminando os micro-organismos ainda vivos.

Desinfecção de bebedouros

Por serem equipamentos sensíveis e que são muito usados pelas pessoas, os bebedouros exigem a desinfecção periódica para garantir o bem-estar dos usuários e a preservação do equipamento.

Limpeza de caixa d’água

A caixa d’água de residências e estabelecimentos comerciais é outro equipamento que precisa de limpeza frequente para garantir que a água esteja em condições adequadas para o consumo.

Desobstrução de calhas

Calhas entupidas com poeira, folhas e galhos secos podem fazer a água transbordar para os lados, causando danos estruturais, mofo e bolor. No fim do outono, pelo menos, é interessante desobstruir as calhas para evitar que problemas aconteçam.

Por que contratar uma equipe especializada em dedetização?

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais tipos de dedetização, veja por que é fundamental contratar um serviço de dedetização profissional. Dá uma olhada!

Dedetizações amadoras podem causar sérias complicações

O manejo inadequado de produtos químicos pode levar à contaminação do ambiente e à intoxicação de pessoas e animais. Por isso, a dedetização é um processo que deve ser feito com responsabilidade por uma equipe especializada, eliminando qualquer risco.

Quando feita profissionalmente, os dedetizadores usam equipamentos de proteção individual e isolam toda a área. Seguir as recomendações sanitárias garante a segurança de pessoas e animais, que podem retornar ao local sem risco de intoxicação. O período de isolamento varia conforme o procedimento e o nível de infestação.

A dedetização exige equipamentos e produtos especiais

Todo o processo de isolamento das áreas a serem dedetizadas é feito com materiais especiais que evitam não apenas a intoxicação e contaminação, como já mencionamos, mas também a ocorrência de manchas em móveis, pisos e assoalhos.

Já os produtos químicos podem, sim, deixar vestígios, mas que são eliminados com o tempo, assim como o odor resultante das substâncias. Como elas têm ação residual, é comum que insetos apareçam no local durante algum tempo. Após utilizados os produtos, o descarte no meio ambiente deve ser estritamente evitado.

Uma dedetização adequada evita que a infestação volte

Já dizia o ditado: o barato pode sair caro. Ao tentar controlar uma infestação com as suas próprias ferramentas, você pode piorar a situação. Isso porque é muito comum que os insetos desenvolvam resistência diante das soluções empregadas.

Por isso, procure evitar efeitos paliativos e procure ajuda de uma equipe especializada. Uma infestação que parece inofensiva pode esconder um problema muito maior, ou seja, citando outro ditado muito conhecido: pode ser apenas a ponta do iceberg.

Isso significa que uma grande quantidade de vetores e pragas pode ser o indicativo de que uma colônia tenha se instalado, aumentando a necessidade de um serviço especializado.

O que considerar ao contratar uma empresa de dedetização?

Já que a saída mais correta é dedetizar sua residência ou estabelecimento com o apoio de uma equipe especializada e responsável, trouxemos alguns fatores para você levar em consideração na hora de contratar uma dedetizadora. Confira!

Documentação

Por ser uma atividade de alto risco para pessoas, animais e meio ambiente, o controle de pragas deve ser executado apenas por instituições licenciadas e autorizadas por órgãos competentes. Isso é feito por meio de uma série de documentações que não só devem ser emitidas como também atualizadas com frequência.

Após a dedetização, a equipe deve emitir um comprovante de execução conforme determinado pela RDC n. 52/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), resolução que rege o funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas.

O documento garante a qualidade do serviço e deve conter as seguintes informações:

  • nome do cliente;
  • endereço do imóvel;
  • praga(s) alvo;
  • data de execução dos serviços;
  • prazo de assistência técnica, escrito por extenso, dos serviços por praga(s) alvo;
  • grupo(s) químico(s) do(s) produto(s) eventualmente utilizado(s);
  • nome e concentração de uso do(s) produto(s) eventualmente utilizado(s);
  • orientações pertinentes ao serviço executado;
  • nome do responsável técnico com o número do seu registro no conselho profissional correspondente;
  • número do telefone do Centro de Informação Toxicológica;
  • identificação da empresa especializada prestadora do serviço com: razão social, nome fantasia, endereço, telefone e números das licenças sanitária e ambiental com seus respectivos prazos de validade.

Certificações

Comece se assegurando de que a dedetizadora tem um técnico responsável pelos serviços, que pode ser um profissional de química, engenharia, farmácia, biologia etc.), e que – principalmente – ele seja atuante e que não apenas libere laudos por meio de assinaturas.

Além da adequação à legislação vigente, quanto mais diversos os tipos de dedetização que a empresa oferece, melhor deve ser a sua especialização. Todo esse conhecimento é respaldado por qualificações que só são conquistadas mediante auditorias criteriosas.

Entre as principais certificações em que você deve ficar de olho, estão:

  • ISO 9001:2015;
  • IBAMA/MMA;
  • IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Experiência

Com pragas cada vez mais diversas, o mercado de dedetizadoras também está cada vez mais especializado. Então, procure entender se a empresa que você está cotando oferece o procedimento que você precisa e também tem experiência no combate à infestação. Solicitar recomendações é uma boa forma de pesquisar sobre o seu histórico.

Avaliações

Se você não conseguir recomendações, você pode pesquisar comentários e avaliações de clientes em plataformas como redes sociais e no próprio Google. No caso do buscador, digite o nome da dedetizadora no campo de buscas. Após os resultados, clique em “Ver todos os comentários do Google”, na parte inferior do box com as informações da empresa.

Qual o valor de uma dedetização?

É difícil determinar um valor fechado de um serviço de dedetização com uma equipe especializada justamente porque as infestações são diferentes umas das outras. É por isso que ressaltamos a importância da dedetizadora manter à disposição dos clientes um responsável técnico que possa analisar a situação com cuidado.

Uma vez que as pragas foram identificadas, o nível da infestação foi diagnosticado e as dimensões das áreas atingidas foram calculadas, é possível elaborar um orçamento. Além do valor do serviço, o documento precisa descrever o procedimento, elencar todos os produtos utilizados e sugerir as orientações aos moradores ou trabalhadores do local.

Ao receber a proposta, procure ter uma visão sobre o valor do serviço, e não do preço, já que os profissionais de dedetização passam frequentemente por cursos e treinamentos de capacitação – o que diferencia as dedetizadoras sérias. Da mesma forma, desconfie de valores muito abaixo dos praticados pelo mercado.

Conheça a Biotrat

Como você viu ao longo deste artigo, dedetização é mesmo coisa séria! Portanto, o procedimento deve ser realizado por uma empresa que garanta a seriedade e a segurança em seus serviços. Na Biotrat, você conta com uma equipe especializada, garantindo excelência e segurança em nossos serviços.

Atendemos os mais diversos perfis de empresas: indústrias em geral, instalações de produção, manipulação, armazenagem, transporte, embalagem, distribuição, comercialização de alimentos, produtos farmacêuticos e para a saúde, áreas hospitalares, clínicas, clubes, shopping centers, locais de entretenimento, entre outros.

Nossa equipe é formada por profissionais qualificados que estão sempre em treinamento e desenvolvimento, conhecendo produtos, ferramentas de trabalho e maneiras de desenvolver os serviços com qualidade, prevenindo e eliminando infestações de todos os tipos.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de Curitiba e região, contar com a Biotrat no controle de vetores e pragas da sua casa, empresa ou condomínio é ter a certeza de um serviço bem executado.

Solicite agora mesmo um orçamento e mantenha o controle de pragas em dia!

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados