CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Dicas Biotrat

As melhores dicas para você se proteger de pragas

Curiosidade e Soluções

Para que serve a sanitização de ambientes?

Com a pandemia de Covid-19, a sanitização de ambientes ganhou uma nova importância. Hoje, não basta que uma sala comercial, uma escola ou uma empresa estejam limpos, também é preciso garantir que se mantenham livres do coronavírus e de outros microrganismos nocivos.

Dessa forma, a sanitização de ambientes ajuda a combater a transmissão de vírus, fungos, bactéria, ácaros e mofo. O procedimento elimina o microrganismo ainda vivo no ambiente e diminui a possibilidade de contaminação por contato, além de conservar alimentos e objetos, mantendo a vida útil dos produtos por mais tempo.

Continue a leitura e saiba tudo sobre este serviço fundamental para a manutenção da saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente!

O que é sanitização de ambientes?

A sanitização, desinfecção ou descontaminação de ambientes é um processo de higienização realizado por empresas especializadas com o objetivo de auxiliar na eliminação de agentes causadores de doenças, alergias, infecções, entre outras patologias.

Costumamos dizer que o procedimento auxilia na descontaminação justamente porque nenhum ambiente arejado é 100% livre de patógenos nocivos à saúde humana, sobretudo porque o fluxo de pessoas na maioria dos ambientes costuma ser alto.

De qualquer forma, um serviço profissional de sanitização, feito por uma sanitizadora experiente e certificada, é capaz de eliminar até 99,9% de vírus, bactérias, fungos e ácaros.

Para que serve a sanitização de ambientes?

Tem muita gente que se pergunta por que fazer sanitização ou contratar uma empresa profissional se esse serviço pode ser feito internamente, com materiais de limpeza adquiridos no supermercado. Acontece que a limpeza comum do dia a dia não dá conta de eliminar profundamente vetores de doenças, limitando-se à poeira e às impurezas.

Isso porque há uma série de microrganismos que não são visíveis a olho nu e exigem equipamentos, produtos e processos de higienização que vão muito além do que vassouras, desinfetantes e panos de limpeza simples podem fazer.

Portanto, se você tem um escritório, restaurante ou qualquer outro ambiente com grande circulação de pessoas, considere realizar a sanitização do local com frequência para prevenir complicações – e, claro, transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes.

Quais são os tipos de sanitização de ambientes?

Dependendo do agente que deve ser eliminado ou do ambiente que precisa ser sanitizado, existe um tipo de procedimento adequado. A seguir, você confere os mais comuns conhecidos ou que estão passando a ser usados atualmente, como é o caso da sanitização com ozônio.

Limpeza de ambientes

A limpeza é o procedimento mais básico, normalmente realizado com o uso de produtos como água, detergente e desinfetante, além de equipamentos como panos, baldes e vassouras. Por meio da limpeza, é possível remover sujeiras maiores e mais aparentes.

Sanitização e desinfecção de ambientes

Sanitização e desinfecção são termos equivalentes e significam o mesmo processo, que é feito com a aplicação de produtos de limpeza mais fortes, capazes de eliminar até 99,9% de microrganismos e descontaminar superfícies com muito mais eficácia.

Esterilização de ambientes

Em algumas situações de grande exposição a vírus e bactérias, o ambiente precisa de um procedimento mais criterioso e profundo. A esterilização pode ser aplicada em situações em que é preciso eliminar, com segurança, 100% dos agentes nocivos. Por isso, costuma ser um procedimento com custo mais elevado.

Oxi-sanitização de ambientes

Com o isolamento social imposto pela pandemia, passamos a permanecer por muito mais tempo em ambientes fechados. Logo, deve haver uma preocupação com a qualidade do ar que respiramos tanto em casa, no escritório ou no carro quanto nos espaços que frequentamos, como clínicas, consultórios médicos e outros estabelecimentos.

Por meio de equipamentos de oxi-sanitização, é possível transformar moléculas de oxigênio em ozônio, substância com alta capacidade oxidante e cuja degradação no ambiente não gera resíduos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

Esse procedimento também costuma ser utilizado em móveis como sofás e colchões, justamente por não agredir o material e higienizar profundamente.

Sanitização de ambientes contra a Covid-19

Mesmo com a flexibilização do distanciamento social e do uso de máscaras, a pandemia aumentou a preocupação com a contaminação pelo coronavírus. Por isso, algumas empresas têm agregado aos seus serviços de sanitização de ambientes procedimentos de combate e prevenção contra a Covid-19, além de alergias e doenças respiratórias.

Como funciona a sanitização de ambientes?

Apesar de poder variar de acordo com o nível da sujeira, a natureza dos germes, a extensão do local e os produtos utilizados, o processo de sanitização de ambientes ocorre basicamente em três etapas:

1. Diagnóstico

Uma vez definida a necessidade de sanitizar o ambiente, o ideal é que um técnico responsável (que pode ser um químico, biólogo ou engenheiro com registro no conselho profissional correspondente) faça a avaliação do local para identificar os pontos de atenção e desenvolver o plano de ação mais adequado à situação.

2. Aplicação

Na etapa de aplicação, a equipe especializada no serviço se dirige até o local, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados ao procedimento. Uma substância sanitizante é aplicada nas superfícies do ambiente, formando uma película protetora que evita a proliferação de microrganismos.

Estas são algumas das as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o procedimento de sanitização de ambientes em todo o território nacional:

  • O procedimento deve ser realizado seguindo prioridades (baixa, média e alta);
  • Foco em reduzir riscos de contaminação entre os ocupantes do local;
  • Além de paredes, objetos também devem ser limpos e desinfectados;
  • Capacitação da equipe para o manejo correto de EPIs e produtos;
  • A sanitização deve ser realizada por equipes profissionais.

3. Certificação

A sanitização de ambientes é uma atividade que envolve risco para pessoas, animais e meio ambiente. Por isso, Anvisa, por meio da RDC n. 52/2009, indica que, após o procedimento, a sanitizadora deve emitir um documento comprobatório que garante a execução do serviço, com as seguintes informações:

  • nome do cliente;
  • endereço do imóvel;
  • data de execução dos serviços;
  • prazo de assistência técnica, escrito por extenso, dos serviços;
  • grupo(s) químico(s) do(s) produto(s) eventualmente utilizado(s);
  • nome e concentração de uso do(s) produto(s) eventualmente utilizado(s);
  • orientações pertinentes ao serviço executado;
  • nome do responsável técnico com o número do seu registro no conselho profissional correspondente;
  • número do telefone do Centro de Informação Toxicológica;
  • identificação da empresa especializada prestadora do serviço com: razão social, nome fantasia, endereço, telefone e números das licenças sanitária e ambiental com seus respectivos prazos de validade.

Quais produtos são usados na sanitização de ambientes?

A desinfecção do ambiente é feita com a utilização de produtos sanitizantes com amplo espectro de proteção contra microrganismos. Normalmente, são utilizados produtos de limpeza mais fortes, como cloro, hipoclorito de sódio e quaternário de amônia. Esses produtos não são inflamáveis ou corrosivos e não deixam odores ou manchas nos ambientes em que são aplicados.

Para o combate ao coronavírus, é comum o uso do álcool em gel 70%. A solução é composta por etanol, uma substância bastante tóxica às células. Como a membrana celular não permite a entrada dessa substância, a água, que também faz parte da solução, permite que a membrana se torne permeável, possibilitando a entrada do etanol, que mata a célula.

É fundamental que todo e qualquer produto utilizado no procedimento seja aprovado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde. Portanto, certifique-se de que a empresa contratada esteja seguindo as orientações para evitar qualquer problema de intoxicação, por exemplo.

Quanto tempo dura a sanitização de ambientes?

O tempo de duração do procedimento de sanitização também depende, como já falamos, do nível da sujeira, da natureza dos germes, da extensão do local e dos produtos exigidos depois da avaliação do técnico.

Independentemente disso, é obrigatório o isolamento do ambiente durante todo o período em que o serviço for realizado, ou seja, a presença e o trânsito de pessoas devem ser evitados para evitar a exposição e contaminação com os produtos sanitizantes.

As pessoas podem retornar ao ambiente poucas horas após o procedimento. Uma vez aplicado, o produto sanitizante não traz riscos à saúde, já que não é inflamável nem corrosivo. Em caso de algum mal-estar, o médico deverá ser consultado e a empresa responsável deve ser informada a respeito do ocorrido.

Já a frequência com que a sanitização deverá ser feita será indicada pela própria sanitizadora ou de acordo com a necessidade do contratante. Porém, o ideal é repetir o procedimento para garantir que o ambiente esteja sempre limpo, protegido e conservado.

Quanto custa o serviço de sanitização de ambientes?

O valor do serviço de sanitização de ambientes varia conforme o tipo de germes, a metragem do local, deslocamento, horário de atendimento ou até mesmo dificuldade de acesso ao local a ser sanitizado.

É por isso que as sanitizadoras geralmente mantêm à disposição técnicos e equipes especializadas para avaliar o local e elaborar um orçamento completo com os detalhes do serviço e, claro, todos os custos envolvidos e as formas de pagamento disponíveis.

É sempre bom lembrar que é preciso ficar atento a orçamentos que não deixam claro detalhadamente quais serão as etapas e tudo mais que envolve o serviço.

Como contratar uma empresa de sanitização de ambientes?

Agora que você já sabe que a sanitização de ambientes é um procedimento que deve ser feito por uma equipe especializada, trouxemos algumas dicas para identificar o fornecedor mais adequado às necessidades e ao perfil da sua organização.

Hoje, o mercado conta com diversos tipos de organizações que oferecem não apenas serviços de sanitização, como também de dedetização e controle integrado de pragas, como insetos, cupins, ratos e pombos. Veja nossas dicas para contratar uma sanitizadora.

Verifique a experiência da empresa no serviço

A sanitização de ambientes é um serviço oferecido por muitas empresas atualmente. O que diferencia a atuação de cada uma são os anos de experiência realizando atendimentos nos mais diversos tipos de residências (casas, apartamentos, condomínios) e estabelecimentos (lojas, clínicas de saúde, restaurantes).

Cada local tem sua particularidade quanto às condições em que é encontrado e aos produtos e processos necessários às características do ambiente. Consultórios médicos, por exemplo, em que a higiene deve ser prioridade devido à natureza do serviço e à grande circulação de pessoas, exigem um procedimento mais criterioso e frequente do que uma residência em que habita uma família de quatro pessoas.

Pesquise avaliações e solicite referências

Se mesmo depois de identificar uma sanitizadora com tradição e forte atuação no mercado de sanitização de ambientes você ainda ficar em dúvida, procure recomendações a respeito dela. Você pode fazer isso consultando parceiros de confiança que podem ter contratado o serviço, questionando como foi todo o processo, desde a contratação até o procedimento.

Outra maneira de fazer isso é consultando as redes sociais da sanitizadora, procurando por comentários em posts no Instagram e no Facebook. As avaliações e os comentários do Google também são um excelente termômetro do que você pode esperar dos serviços.

Confira as certificações da empresa na área

Além da adequação à RDC n. 52/2009, da Anvisa, já citada neste artigo e que rege o funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas, verifique se a sanitizadora possui certificações que atestam a qualidade dos seus serviços, como:

  • ISO 9001:2015;
  • IBAMA/MMA;
  • IAP (Instituto Ambiental do Paraná);

Sanitização de ambientes em Curitiba e região? Conte com a Biotrat!

Se você ou sua empresa residem em Curitiba e região e estão em busca de um serviço profissional de sanitização de ambientes, conheça a Biotrat.

São mais de 25 anos de experiência no mercado, atendendo indústrias em geral, instalações de produção, manipulação, armazenagem, transporte, embalagem, distribuição, comercialização de alimentos, produtos farmacêuticos e para a saúde, áreas hospitalares, clínicas, clubes, shopping centers, locais de entretenimento, entre outros.

A equipe é formada por profissionais qualificados que estão sempre em treinamento e desenvolvimento, conhecendo produtos, ferramentas de trabalho e maneiras de desenvolver os serviços com qualidade, eliminando agentes nocivos e protegendo a saúde.

Na Biotrat, você conta com uma equipe especializada, garantindo excelência e segurança em todos os serviços. Agendar uma sanitização na sua empresa é o maior cuidado e atenção que você pode ter com os seus clientes e colaboradores.

Ainda tem dúvidas sobre sanitização de ambientes ou quer solicitar um orçamento? Entre em contato com a Biotrat pelo WhatsApp: (41) 99207-4545!

Compartilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados